top of page
TEMPO NORTE EXTREMO

"TempoNorteExtremo” é uma peça documentário que narra episódios da guerra que o jornalista Lúcio Flávio Pinto, paraense, trava na maior fronteira de recursos do planeta, em busca de um produto que nela é raro: a verdade.
Na Amazônia, o jornalista, com mais de 50 anos de profissão, mantém há 30 o Jornal Pessoal, um tablóide com tiragem quinzenal de 2.000 exemplares, e que não aceita anúncios e vive exclusivamente da venda avulsa nas bancas de revistas.
A peça é inspirada em dois livros do Lúcio, o “Jornalismo na Linha de Tiro” – primeiro ato, e o pequeno livro, “A eternidade no riso e na música da menina do lago grande” – segundo ato, que narra uma série de experiência que enfrentou ao descobrir o mal de Alzheimer, que avançou sobre a sua mãe por seis anos, até levá-la a morte.
O autor da peça “Tempo Norte Extremo”, e também ator neste espetáculo, é irmão mais novo do jornalista Lúcio Flávio Pinto. Lúcio trabalhou no final dos anos de 1960 e inicio dos 1970 no jornal Estado de São Paulo, e depois ao retornar pra Amazônia, foi corresponde por 20 anos. Até romper em 1988 com toda a grande mídia para fazer o Jornal Pessoal.
A peça dividida em 2 pequenos atos, se passa numa sala de ensaio onde o dramaturgo tenta desenvolver o roteiro para um workshop, dialogando com recursos multimídia e performance. Na primeira parte, o dramaturgo-ator está diante da dificuldade em encontrar uma forma, um recorte para colocar em cena a polêmica e multifacetada vida do jornalista, passando em revista a vida pública do jornalista, a sua saga e os 33 processos que ele sofre hoje por publicar os artigos que tratam da Amazônia, e em sua defesa. A segunda parte, Paulo divide a cena com a atriz Neuza Velasco, para tratar do Alzheimer.

Ficha Técnica
Com Neuza Velasco e Paulo Faria
Direção: Edgar Castro
Autor: Paulo Faria
Figurino: Paulo Faria
Cenografia: Marcos Freitas e Paulo Faria
Vídeo: Dário José
Fotografia: Rodrigo Reis
Luz: Rodrigo Reis e Edgar Castro
Assistente de Direção e Operação Multimídia: David Guimarães
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro – Artes e Ofícios
Temporada:
Estreia: 11 de Novembro de 2015
De 11 de Novembro a 13 de Dezembro de 2015
Retorno da temporada: 16 de Janeiro de 2016
De 16 de Janeiro a 17 de Abril de 2016
Sábados às 21h30 e Domingos às 18hs
Ingresso: Pague quanto puder (colaboração espontânea)
bottom of page